logo-autarquia

A obter dados...

História


Um pouco de história

A Bajouca é uma freguesia do Concelho de Leiria, situada a nordeste que confronta com o Concelho de Pombal. 

É uma freguesia rural que se estende numa vasta planície drenada pelas Ribeira da Bajouca e do Penedo e, onde outrora a olaria e a cestaria a par da agricultura e criação de gado eram as principais actividades económicas dos seus habitantes.

Os lugares semeiam-se pontualmente em pequenas aldeias rodeadas de mata composta essencialmente de pinheiros e eucaliptos, com alguns vestígios de olivais abandonados. 

As árvores de fruto, principalmente laranjeiras, aparecem um pouco por todo o lado à medida que nos aproximamos das povoações que parecem adormecidas ao sol da tarde, embaladas pelos sons bucólicos dos cães a dar sinal de alerta, dos badalos das ovelhas que pastam indolentes nos campos de pousio ou do toque das Avé-Marias do alto da torre da igreja. 

Nos cruzamentos é frequente depararmonos com pequenos nichos, padrões de culto ao mortos, designados por Alminhas. 

Foi criada em 17 de Dezembro de 1971, desagregando-se da freguesia de Monte Redondo, sendo conhecida pela tradição ancestral de moldar o barro.

 

Conhecer a Bajouca

Começamos o nosso passeio no largo da Feira na Bajouca, sede de Freguesia, onde se situa uma rotunda que tem no centro um pequeno monumento coberto de azulejo, retratando os modos de vida dos seus habitantes. 

Seguindo para nascente pela Rua do Vale, viramos à esquerda para a Rua da Varanda antiga  onde podemos observar uma antiga casa agrícola alpendrada, típica desta região. 

Chegando à pista de corta-mato situada por trás do campo de jogos e seguindo para norte pelo aceiro chegamos à rua 17 de Dezembro. 

Seguindo por esta rua, cortamos para o lado esquerdo por um aceiro, antes de chegar à ponte. 

Este caminho irá levar-nos a um cruzamento onde situa um pequeno padrão de ”Alminhas” no lugar de Gaspara. 

Seguindo para Norte pela Rua Gaspara, vira-se depois à esquerda seguindo um caminho que nos vai levar à Bajouca de Baixo pela rua do Poço do Povo. 

Continuando pelo caminho que contorna o lugar pelo lado norte, viramos depois à esquerda e um pouco mais à frente chegaremos ao parque de merendas do Pisão. 

Este é um lugar aprazível situado numa sombria mata de grande beleza onde corre a Ribeira da Bajouca que faz funcionar um moinho de água. Saindo pelo lado Sul do parque, chegamos a um cruzamento onde existe um pequeno monumento ao Cristo Rei. 

Atravessando a estrada segue-se por um aceiro que contorna a pedreira e que desembocará no lugar do Prazo, junto a mais um cruzamento onde se situam outras Alminhas. 

Seguindo para Norte pela Rua do Prazo, chega-se à Bajouca e ao local de início desta jornada. 

Publicado por: Freguesia da Bajouca

Última atualização: 07-12-2025

Partilhar